O website da sua ONG é a perfil dela no mundo virtual. A maioria das pessoas que conhecem sua ONG não vão fazer uma visita física. Elas vão conhecer sua ONG através do seu website.

Depois de criar a versão inicial do seu website, continue trabalhando nele. Inclua mais detalhes sobre sua ONG para que os visitantes possam conhece-la melhor. Isso não quer dizer que você deveria incluir todos os textos que foram escritos na sua ONG. Seu website deve ser informativo e conciso ao mesmo tempo.

Temos algumas sugestões para ajudar a organizar as informações no seu website.

A equipe da ONG

Uma das coisas mais importantes sobre sua ONG é a equipe dela. Esta é a oportunidade para celebrar as pessoas que fazem o trabalho possível.

Informe os nomes das pessoas e descreva o papel delas na ONG. Quando possível, inclua fotos e também uma breve perfil da pessoa.

Voluntários

Deve ser fácil encontrar informações para quem quer ajudar a sua causa. Muitas pessoas no seu público alvo não terão dinheiro para doar mas estão entusiasmadas para ajudar.

Prepare uma lista de posições voluntárias disponíveis na sua ONG. Para cada posição, descreva o trabalho e informe quanto tempo seria preciso para faze-lo.

Depoimentos

Talvez nada comunique o impacto de uma ONG melhor que depoimentos. Compartilhe suas histórias de sucesso, exemplos do impacto que sua ONG teve. Preferencialmente, as histórias devem vir direto das pessoas envolvidas.

Poderia incluir um depoimento de uma pessoa cuja vida melhorou devido a trabalho da sua ONG. Poderia incluir fotos antes/depois da comunidade que sua ONG ajudou. Poderia destacar o trabalho de um dos seus voluntários.

Materiais/Recursos

Se sua ONG produziu algum texto ou outro material sobre um assunto, considera incluir no seu site.

Mesmo se sua ONG não produziu materiais, você poderia fazer uma lista de recursos diponíveis para ajudar o seu público.

Por exemplo, uma ONG que trabalha na área de meio ambiente pode incluir links para artigos e relatórios relacionados a sustentabilidade, desmatamento, aquecimento global, etc. Uma ONG que busca dar apoio a pessoas com autismo poderia incluir links para artigos sobre direitos dos autistas, como lidar com autismo na família, outras ONGs que atuam na área, etc.

Parceiros

Se sua ONG tem/teve parceiros ou recebe/recebeu suporte de alguma instituição, poderia incluir uma página sobre o relacionamento da sua ONG e a organização parceira.

Informações Financeiras

Poucas ONGs compartilham informações financeiras com o público. Algumas incluem informações detalhadas e algumas, um resumo básico com fontes de renda e gastos.

Se sua ONG escolher a incluir informações financeiras, pode se destacar como uma ONG transparente. A expectativa é que isso aumente confiança no público e gere mais doações.

Doações

Sua ONG pode receber doações online. As doações seriam processados por PayPal.

Se sua ONG gostaria de receber doações online, é preciso abrir uma conta PayPal. PayPal oferece tarifas de tranferência baixas para ONGs beneficentes. É preciso preparar alguns documentos comprovando o status beneficente da sua ONG. Acesse a página do PayPal sobre doações para ver a lista de documentos.